Está afastado por doença, o INSS negou o benefício e você entrou com recurso, porém, a empresa não me deixa retornar ao trabalho. Está na dúvida se fica sem receber salários neste período?

Uma situação que acontece com habitualidade é a seguinte: o trabalhador precisa se afastar do trabalho por mais de 15 dias tanto por doença comum ou por acidente do trabalho, o trabalhador faz a solicitado do recebimento do benefício de auxílio previdenciário e mesmo com toda a documentação que comprove que não tem condições de trabalhar tem o seu benefício previdenciário negado pelo INSS.

E no meio disso tudo, se vê sem salário pois o seu empregador não deixa retornar ao trabalho pois o médico do trabalho da empresa informa que você não está apto para retornar ao trabalho.

O que fazer?

Infelizmente esta é uma situação corriqueira, porém o trabalhador tem alguns caminhos:

A primeira coisa que deve ser feita é a apresentação recurso administrativo ao INSS ou ingressar com uma ação judicial contra o INSS para conseguir o benefício por auxílio doença.

Neste período no qual o trabalhador está sem o recebimento do benéfico e incapacitado para o retorno ao trabalho, quem deve lhe pagar os salários é o seu empregador (é o que chamamos de limbo previdenciário).

Caso o seu empregador não efetue o pagamento dos salários deste período o trabalhador pode ingressar com uma ação trabalhista contra o empregador solicitando o pagamento de destes salários do limbo previdenciário e até mesmo danos morais.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco agende uma reunião.